top of page
Cirurgião-Barbeiro_edited.jpg

                     O que odontologia tem a ver com caçar uma rã em noite de lua cheia e cuspir dentro da boca dela? De certa forma, tudo. Isso porque no passado, mais precisamente no primeiro século da era cristã, um documento recomendava esse sortilégio para aliviar   as  dores   de     dente,  problema     ainda       relatado  diariamente   em   quase  todos  os 

consultórios odontológicos do planeta.  Mas vale lembrar que, de acordo com a receita, só cuspir não adiantava: era preciso ainda fazer um pedido – talvez dirigido ao miraculoso anfíbio – para que a dor fosse, de fato, levada embora. 
                                   Antes disso, contudo, sabe-se que também existiam opções menos estranhas para resolver a dor de dente. Um papiro escrito por volta de 3700 a.C. sugere que os egípcios utilizavam bálsamos naturais para amenizar o problema. Já os chineses, aproximadamente em 2700 a.C., recorriam à acupuntura para aliviar as dores que surgiam com as cáries. Inclusive foram eles, os chineses, que por volta de 600 d.C. criaram as ligas metálicas de prata e realizaram as primeiras obturações da história. Barbearias: os primeiros consultórios odontológicos da história? Lá pelo século XII – o período das Cruzadas, onde se popularizaram figuras como o rei inglês Ricardo Coração de Leão e o português Afonso I – apareceram os cirurgiões-barbeiros, profissionais especializados em barba, cabelo, bigode e, se fosse preciso, também em arcada dentária - homens fortes e ágeis  mas  sem nenhum estudo ou técnica. Na Europa daquele tempo, eles eram chamados aos mosteiros para cortar o cabelo dos clérigos e acabavam tendo acesso às técnicas médicas e odontológicas da época, das quais a igreja era a principal detentora. Posteriormente, esses profissionais aprendiam certos procedimentos e ofereciam serviços como extração de dentes aos seus habituais fregueses. Era, indiscutivelmente, um diferencial e tanto.


                                       No Brasil,  em 1631,  uma Carta Régia determinou que cirurgiões e barbeiros sem licença  fossem  multados  em dois mil réis por tirar dentes.  Os profissionais que tinham  as  licenças  especiais  concedidas  pelo  Cirurgião-Mor  Mestre eram  os únicos que podiam praticar as técnicas sem qualquer tipo de problema. 

        








    
início da arte dentária  como  profissão  no Brasil, que  só passou a ser regulamentada já em  1884, com a criação do curso de formação na área odontológica, mais precisamente em 25 de outubro daquele ano, mas ainda como uma extensão do curso de medicina. De lá para cá, a odontologia se tornou independente e, só no Brasil, mais de 200 cursos superiores que lecionam exclusivamente a prática dela foram criados. Atualmente, temos a maior população de dentistas do planeta – estimada em 280 mil profissionais – e nossas faculdades de odontologia figuram entre as melhores do mundo.                               
                                     Felizmente, o conhecimento científico foi evoluindo e a profissão de dentista foi sendo estabelecida – e técnicas mais fundamentadas contra dor de dente também. A primeira faculdade de odontologia – ou o que chegaria mais perto das que conhecemos hoje – surgiu em 1839, nos Estados Unidos. Chamava-se Colégio de Cirurgia Dentária e foi estabelecida em Baltimore por Chaplin Harris. 

                                 Como se  pode ver,  a odontologia evoluiu muito rapidamente ao longo de poucos anos. Os Consultórios Dr. Luiz Flávio Nobre  tem o  intuito  de  acompanhar  tal evolução, oferecendo serviços realizados por profissionais competentes, comprometidos com a ciência, e que dispõe de tecnologia de ponta necessária para atingir os melhores objetivos. ​ 

pierre fauchard.jpg

                                          Em  1728,  o  médico  Pierre  Fauchard  escreveu  o livro "Le Chirurgien Dentiste au  Traité  des  Dents",  que  marcou  o  estudo  da  odontologia e  trouxe  novas técnicas, conhecimentos e aparelhos para esta área da saúde, sendo considerado o criador e pai da odontologia moderna. O ensino da Odontologia foi regulamentado primeiro em países da Europa, e mais tarde no Brasil,  mais precisamente em 23 de maio de 1800, quando foi criado um Plano de Exames para a área de odontologia, documento este emitido pela Coroa Portuguesa empregando  o  termo  DENTISTA,   e ,  portanto,   considerado o 

Rua Osvaldo Cruz, 01 - Salas 905/906 -Edifício Beira Mar Trade Center - Meireles - Fortaleza, Ceará CEP 60.125-150

Telefones : 85 9 8699 0378 / 85 3121.8195 

Você é nosso visitante nº

©2019 by DRFLAVIONOBRE. 

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page