
PRÓTESE DENTÁRIA
Próteses dentárias são aparelhos utilizados em substituição aos dentes ausentes. Existem dois tipos principais de próteses: totais (dentaduras) ou parciais, que podem ser fixas ou removíveis. Seu dentista irá ajudá-lo a escolher o tipo de prótese mais apropriado, dependendo do número de dentes a ser substituídos e o custo do tratamento.
As próteses são feitas sob medida em parceria entre o dentista e o técnico em prótese dental, a partir de moldes tirados do paciente.
No caso de próteses totais, uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apóia sobre sua gengiva. A base da prótese superior cobre todo o palato (céu da boca), enquanto que a prótese inferior é confeccionada em formato de “U”, a fim de permitir espaço livre para acomodar sua língua.

Prótese Total

Prótese Fixa em dentes
Prótese Total
As Próteses fixas podem se apoiar sobre dentes naturais ou sobre implantes. Quando o paciente possui boa estrutura de raízes, o dentista pode utilizar tais raízes naturais para confeccionar próteses que se apoiarão sobre estas últimas.
Como se vê na figura ao lado, os dentes adjacentes ao espaço protético (espaço sem dentes) são ultilizados como pilares para suportar a peça fixa, que é cimentada sobre estes.
As próteses fixas também podem se apoiar sobre raízes artificiais: os implantes. São feitos em titânio, um material que o organismo não reconhece como "invasor", ao contrário, há uma completa "conexão" entre o organismo e o material que se chama osseointegração. A partir daí, com o material sólido na estrutura óssea, o dentista é capaz de instalar próteses que recompõe estética e função mastigatória.

Prótese sobre Implantes
Protocolo
